7.7.07

Dogma


know thyself om nama shivaya
.
tommy is a dog she must be male
.
your eyelids are heavy you're feeling tired you're feeling sleepy you're you're snap
.
blondes prefer men
.
belong
.
violets are violet oranges are orange greens are green icecubes can be blue
.
i was sleeping just before i woke up
.
!enif eb ll'uoy dna eit a no tup
.
it was not the doctor's fault
.
you're almost perfect we're almost perfect look around you it's almost perfect
.
it pays to unbelong
.
they're next to nothing (nothing's breath stinks)
.
care we
.
hay is to be what bee is to see and she is to me
.
i hope you didn't hope you'd see the light shivaya om nama

89 comentários:

AP disse...

Sim, filho, mas primeiro põe a máquina a lavar e depois dá banho aos peixes, porque os medicamentos andam caros.

Unknown disse...

Não precisas de medicamentos, sem tens as garrafas de plástico com as quais agrafas as laranjas!

Mas se não tiveres terás que pagar em clips, porque it pays to unbelong!!!!

ah pois é

H. Cardoso disse...

Hmm, meus caros, o dinheiro é curto portanto vou ter de tentar as garrafas de plástico. Mas digam-me cá uma coisa. Ainda no outro dia me contava o coveiro que quando precisou de tranças para o fogão, as arranjou baratinhas num reactor nuclear que há ali mesmo ao lado da Loja das Meias. Confirma-se?

AP disse...

Mais ou menos, Herlindo. Acho que isso é para os Caldos Knorr que fazem sempre aquele barulho estranho quando se ensaboam. Eu continuo a dizer que o melhor é pôr as bolotas no guindaste antes que o hipopótamo desate a declamar sopa de abóbora...

Unknown disse...

Eu também ouvi esse rumor...mas olha que tranças baratinhas, mesmo baratinhas, só se chegares bem cedo à loja dos auscultadores, e as pedires juntamente com os bivaques tipo promoção dois em um....

Arlindo, se tens problemas com o barulho nas ensaboadelas dos caldos knorrs, nada como um bom xarope de cortinado para sossegar a coisa...em alternativa, para além das bolotas, ouvi falar bem dos cães com três patas...

H. Cardoso disse...

Ah, eu não posso com cães com três patas! A minha mãe dava-me sempre duas colheradas à noite, antes de ir fungar, e eu ganhei-lhes um pó que nem vos passa!

Fora isso, vocês só me dão bons conselhos... É como costumava dizer a minha pescada quando ainda era roxa: 'Dá-me dois cadeirais barrocos, meu rapaz, que eu faço-te uma bavaroise de toalhas em três tempos!'

Isso é que era. A minha pescada, coitadinha. Lembram-se dela?

Unknown disse...

Então não é? Nos meus tempos de ratazana (quando andava algures por aí) passei bons tempos com a pescada...agora que já não é roxa, mas cor de burro quando foge, tenho saudades das quedas nas cadeiras, dos desmaios nos mares dos figos e das músicas tocadas com pontas de caneta!

raquel disse...

Vocês não eram assim.... Ficaram! :-)

H. Cardoso disse...

São as más companhias... mas eu JURO que estes dois (leia-se, Arlindo e Raimunda) já eram meio avariados antes de me conhecerem! Por exemplo, quando conheci a Raimunda já ela andava algures por aí, qual velha ratazana, e apesar de ter sido eu a apresentá-la à minha pescada, elas puseram-se logo a tricotar papel de parede juntas, num abrir e fechar de olhos. O Arlindo, por seu lado, costumava andar de cachecol amarelo até eu lho roubar e me esconder nas luzes da ribalta. Recordo-me perfeitamente de como ele costumava fingir que revirava os olhos só para esconder o pudim que tinha caído do ninho! Foi ou não foi verdade, pessoal?

mb disse...

LOUCOS :) :) non-sense!!viva a saudável maluqueira!!

H. Cardoso disse...

VEJAM! É outra maluKa! ;)

AP disse...

Acho fantástico como vocês mudam de conversa: não estávamos a falar da hortelã assassina que coçava a girafa portátil e escrevia chocolate de agrafador?

Unknown disse...

Lá estás tu!!! Não gostas é de discutir o ponto da questão: afinal a espondilose não gosta nada de chocolate de agrafador e costumava defender que as necessidades se faziam pela janela...Se por acaso perguntares ao Herlindo, logo ele te mia que eu é que tenho razão!

H. Cardoso disse...

Ah pois, piu piu! Prrrri-piu piu piu pipiu! *arroto* Prrrpipipiu. Piu piu.

AP disse...

Batatas.

AP disse...

Batatas

Batatas que descem do luar
Com a luz abatatada;
Azeite e Bacalhau devem juntar
Para uma boa bacalhoada.

mb disse...

E se a isso acrescentares uns alhos azuis do fundo do mar com uma boa dose de murros cultivados em terrenos arenosos (daqueles com denominação de origem) obténs um manjar diabólico (= manjar angelical)...!Sem nunca esquecer a beberagem de tanino suave, com notas de morango, levemente alteradas pelo toque amadeirado, virtude que lhe advém do seu amadurecimento em depósitos fabricados a partir de carvalhos da Patagónia, que se fazem sentir na zona anterior daquele órgão que se encontra na nossa cavidade bocal, denominado língua!

Unknown disse...

Doidos somos todos
É uma doideira pegada
Gostamos de adoidar
Mas não de andar à batatada

AP disse...

E foi assim que a beterraba aprendeu a nadar...

H. Cardoso disse...

Não foi nada, enloukeceste? Foi com Clearasil!

Não imaginam com quem acabo de me cruzar no chuveiro... O contabilista da rebarbadora! Com esta é que não estava a contar, está mais podre do que da última vez que o vi.

AP disse...

Mas ele não tinha fugido com a veterinária que trata do furador?

H. Cardoso disse...

Estás lá quase. Foi com a "modista" do furador. Mas pelo que percebi eles já não estão juntos, o contabilista (alguém se lembra do nome dele?) contou-me que ela cheirava mal dos olhos...

eradumvelhinho disse...

E sexo? Não há nada por aí??
É que o meu monitor pifou e agora nada. Só biscoitos da Lomba da Maia, essa linda freguesia à beira-mar plantada. Aiiiiiii se ela pudesses estar aqui, as coisas que diria.
"Ich würde das und dies sagen und dann könnten wir Geschlechtsverkehr machen. Wenn du das willst. Selbsverstäandlich"

H. Cardoso disse...

Desculpe, eradumvelhinho, aqui não há sexo, toda a gente se porta muito bem. Prostitutas germanófonas é dois blogs à esquerda...

MB disse...

Parece, eraDUMvelhinho, que terá de se contentar com os biscoitos da Lomba da Maia...ou então siga os conselhos do caro Herlindo, que, como sempre, são sábios! :)

MB disse...

O Herlindo é uma fonte fidedigna!

eradumvelhinho disse...

A cara colega Madalena assobia para o lado, como quem não quer dizer que adoraria conhecer essa linda freguesia da Lomba da Maia, famosa pelos seus biscoitos.Muito melhores que o folar de Mamodeiro, que a colega tanto aprecia. Fica o convite feito. E já agora, tome-se os biscoitos com o chá da Gorreana ou o do Porto Formoso, ambos mesmo ali ao lado.
Em relação à sabedoria de Herlindo, nunca esteve (nem poderia) em causa. E mais uma vez confirmou-se. Dois cliques no botão esquerdo do blogger e eis que encontro o que ele "adivinhou". Estranho mesmo, é o facto de haver por lá um utilizador com o nome "Der großer Feuerwerk" ou em bom português: "A águia vencerá"

mb disse...

Gostaria de saber onde recolheu essa informação do folar de Mamodeiro...Do repasto não constou esse alimento que denomina como típico!Foi servida por elegantes empregados vestidos de branco e negro (assim ao estilo de Pinguins) uma refeição digna de um El Buli: consomé verde com algas do pacífico sobre camada de rodelas crocantes, fatias de bácoro asiático grelhadas com tempero de pimenta azul da Índia, pão tibetano preparado por monges budistas, especificamente para o evento...Para além de uma inúmera panóplia de sobremesas que não me é permitido descrever sob pena de suscitar nos leitores deste blogue um pecado mortal!

E devo ainda referir o ambiente clássico evidentemente proporcionado pelos sons de Tchaikovsky, Verdi, Bach e o contemporâneo Philip Glass que ecoavam das ultra modernas colunas de som Bang & Olufsen...
Foi admirável, sem dúvida...!

eradumvelhinho disse...

Minha cara!!! De tão admirável descrição, ficou o meu estômago a refilar comigo e a perguntar que mal lhe fiz eu para lhe oferecer uma simples Bratwurst ou uma Brezel. Que inveja, devo acrescentar. As ideias retiro-as de fontes fidedignas, mas naturalmente protegidas pelo direito internacional vigente nos blogues. Além do mais, tão prazenteira conversa não deverá ser aqui desbravada. Proponho uma reunião de convivas, todos em redor de uma farta mesa de prazeres sensoriais, a fazerem apelo ao que de melhor os 5 sentidos podem proporcionar.
Em Setembro, tenho espaço na minha agenda gastronómica.
Em relação à música, não poderei acrescentar mais nada. De facto, nota-se uma grande sabedoria da sua parte pelo prazer audiófilo. Excelente.
Os biscoitos da Lomba da Maia continuam à sua espera.

raquel disse...

Queria só dizer que, a "títalu" de curiosidade, fui ver qual era o blog seguinte a este que o Blogger apresenta e deparei-me com o seguinte blog "Erotic Stories of Four". Recomendo. Um deleite. Rica vizinhança a sua Mac Hugh! :-)

H. Cardoso disse...

Não encontro o "Erotic Stories of Four"!! Ora bolas. Eu bem queria levar um cestinho com bolinhos e compotazinhas mais biscoitinhos da Lomba da Maia aos vizinhos e dizer olá, mas não estava ninguém em casa...

mb disse...

Pois...eu também procurei insistentemente e não encontrei...bolas, bolas, bolas!!Deve ter sido um privilégio concedido à "camarada" Raquel!!Sorte a dela!!! :)

Biscoitinhos da Lomba da Maia ainda sou capaz de arriscar...agora o chá da Gorreana...hmmm, não me parece!Eu é mais os líquidos de cor rubi, com tanino suave, notas de morango, levemente alteradas pelo toque amadeirado, virtude que lhe advém do seu amadurecimento em depósitos fabricados a partir de carvalhos da Patagónia!!

Anónimo disse...

Vocês não me provoquem... Olhem que conversas não muito diferentes destas oiço eu muito lá no trabalho...
Como o Sr P., que entra no gabinete de rosto tenso, o olhar fixando chão, e que à pergunta trivial de "então, Sr, P, como tem andado?" responde em tom agastado: "Mal, sotor, mal. Aqui há tempos era o´pé esquerdo, agora é o direito..." Perante nova pergunta interessada em saber do que se tratava, encolhe os ombros e responde, como se o mal fosse óbvio e cru como uma chaga aberta: "insulta-me, sotor, é o que é. Todo o dia a chamar-me nomes."

Ou então o rapaz que tenta explicar porque é que está no hospital. "Bom, a questão é a seguinte. Eu não sei se lhe devia contar isto, porque posso pôr o Dr em perigo. Há umas questões que... bem, mete Israel e as ONU... coisa complicada. Eu já fui agente secreto e trabalhava para eles... e para o Rasputine. Sabe quem é o Rasputine, não sabe, Dr? A questão, Dr, é que ele era um grande putanheiro... Mas o meu nome não é S, como está aí nos seus papeis. É A. Porque sabe, Dr, eu já fui Jesus Cristo noutra vida. E não tenho 21 anos, tenho... bem, fazendo as contas dava 14 mil e... bem, é complicado fazer as contas... Porque eu tenho um grupo de sangue especial. O Dr sabe que há o A, B e 0, não é? Mas este é um tipo especial. Só 5 pessoas no mundo é que têm: eu, o Rasputine, o Goebbels, o Hitler e o Manel. Quem é o Manel?... Bem, o Manel é... é um tipo que eu conheço lá de Balugães."

eradumvelhinho disse...

A colega Madalena sabe fugir sabiamente a questões incomodativas e pertinentes. Talvez (diria eu) para aumentar em uma unidade o nível de defesa da sua personalidade contra as pessoas desconhecidas e anónimas. O chá da Gorreana é do melhor que um solo pode dar. Natural, baixo teor de cafeína e sem adição de Testosterona. Um regalo! Em relação aos taninos e demais rubores que escreveu, curvo-me perante a sua sapiência. Nota-se que um decanter ou um copo em formato bordeaux, são seus conhecidos de onga data. Quiçá a demonstrar uma forte ligação entre a gastronomia e os passos diários na via latina.
A "camarada" Raquel, como lhe chamou Madalena Borges, é tudo o que queremos, mas camarada não será.Chamar-lhe-ia viajante.Ou talvez vizinha. De facto, no anagrama Raquel, encontra-se o nome Ralikava Qutsch Elimanova, conhecida personagem da Bulgária e que tanto fulgor por lá causou. Poetisa brejeira, mão ociosa e viajante compulsiva. Tudo isto é Ralikava.

H. Cardoso disse...

Ralikava, Ralikava... O nome não me é estranho. Não era Ralikava que cantava:

'Não tenho nada
Mas tenho tenho tudo
Sou pobre em não-sei-quê
mas rica em não sei que mais"?

Doutor Estupendo, tenho de dar a mão à palmatória. Não creio que consigamos competir com os seus colegas de trabalho... Qual é então o seu prognóstico e que terapia nos recomenda?

mb disse...

Caro Herlindo olhe que o Dr. Estupendo quis dizer exactamente o contrário (penso eu...):a vossa loucura é similar à dos que ele cita!Algo que não tem diagnóstico possível... :)

Búlgara Ralikava plantou o seu sucesso por terras lusitanas ao som da "fantástica" música que timidamente trauteia, Herlindo!Muito bem!Cada vez fico mais surpreendida com a sua incrível sabedoria e a abrangência dos seus conhecimentos (apesar de já o conhecer há...bom...nem vale a pena escrever, que só de pensar nisso fiquei arrepiada por constatar a inevitável celeridade temporal!)

Não visualizo, eraDUMvelhinho, qualquer frase sua pontuada com um símbolo interrogativo (?) para que tenhamos uma questão clara e expressamente colocada...É incompreensível porque alega a minha fuga a uma questão (ONDE ESTÁ A QUESTÃO?) :) :)

AP disse...

Cara Madalena, até eu reparei na escandalosa fuga à questão...

H. Cardoso disse...

Ai, eu também. É óbvio que existe uma questão, não reparam na sombra que faz o ponto de interrogação e como tapa o sol?

eradumvelhinho disse...

Cara Madalena. Não se exalte. O uso da tecla Caps Lock é manifestamente um acto de desespero e uma tentativa (frustrada, diria eu) de fuga para a frente. Há questões implícitas e as outras. Aquelas, são de muito mais difícil compreensão que estas. Ora, nos meus singelos textos, poder-se-á extrair várias questões. A saber:
1- Biscoitos da lomba da Maia. Nunca provou. Quer um?
2- Lomba da Maia. Vale a pena conhecê-la?
3- Líquidos de cor rubi. Serão mesmo bons? E em companhia? Saberão melhor?
4- Terá Arlindo Pascoais razão, quando afirma "Eu não digo que a Madalena Borges anda uma doida?"
5- Por último, a pergunta mais vezes feita por si mesma, cara Madalena: "Mas quem é este gajo? Tem pinta. Tem sim senhor."

Portanto. É como o Herlindo magnificamente disse. As perguntas estão à sombra. Pois claro

mb disse...

V. Exa., eraDUMvelhinho, procura sempre um significado para o uso que faço da teclas Caps Lock...Lamentavelmente, não tem capacidades adivinhatórias, que é o mesmo que dizer as suas suposições estão erradas: actos de desespero, tentativas frustradas...?Desconhece a minha personalidade!O uso da tecla que menciona serve única e exclusivamente para conferir mais dinâmica ao texto, mais energia!(é preciso explicar tudo...:)!!)
Respostas:
1. Em primeiro lugar envie-me detalhes informativos sobre essa especialidade (informação nutricional, ingredientes de composição,...) para que eu possa, posteriormente, responder a essa sua questão;
2. Solicita-se, igualmente, o envio de fotos dessa localidade (quiçá, poderá elaborar um artigo no seu espaço cibernético sobre esta localidade, não se esquecendo, obviamente, da respectiva banda sonora!);
3. Garanto-lhe que existem no mercado líquidos de cor rubi com um extraordinário paladar, assim como os outros de cor dourada. E este paladar só é sentido na companhia de amigos :);
4. Já constatei (mais uma vez) o quão frequentemente se perde por outras ilhas deste oceano em que se navega (Faz muito bem!É sempre extremamente positivo conhecer novas culturas!);
5. Por fim...muita presunção da sua parte!E mais uma vez foi traído pelas suas capacidades adivinhatórias...nunca esses pensamentos tomaram parte do meu tempo!

AP disse...

E repare-se como Madalena Borges, subtilmente, mantém a sua fuga às questões. Estas, que ao sair da sombra foram brindadas com um pouco de néon, de imediato continuam sem respostas, de novo mergulhadas nas trevas da escuridão.
Lembra um pouco a história do gato que usava t-shirts com cheiro de abóbora...

mb disse...

"Néon"...Fez-me lembrar outra melodia de James: "like a neon sign!" LAH, LAH, LAH..."Sometimes when I look deep in your eyes I can see your soul"...

H. Cardoso disse...

Que engraçado! Néon! Não me faz lembrar nada...

AP disse...

A mim também não! Que fixe! Espectacular!

eradumvelhinho disse...

Carisíssima Madalena Borges. De facto, a sua altivez e desfaçatez continuam a imperar no seu jocoso discurso do alto da montanha. Quiçá, espicaçada pelas vistas sobre Coimbra.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lomba_da_Maia

No link acima, poderá ler mais sobre esta linda freguesia da Lomba da Maia. Sobre os biscoitos, não encontrei nada. Talvez porque os mesmos foram inventados por mim. Mas não tem nada que saber. 1 Kg de farinha, 6 ovos, 50g de fermento de padeiro, 20 cl de leite, 4 de ****, 350g de *****, e 200 g de manteiga. Amassar tudo muito bem, deixar repousar e deixar levantar (ou levedar, como dizem por terras continentais :). Estende-se numa bancada da cozinha, em tampo de mármore preto (medida 6m x50 cm), corta-se em discos e raio 5 cm e leva-se ao forno (pré-aquecido para os 250º C). 15 minutos depois (medidos num relógio Omega, muito bem afinado por um ilustre relojoeiro meu conhecido) estão prontos a arrefecerem e a serem servidos.
E repare-se na piada maliciosa do Neon. Neon? James! James? Whiskey! Whiskey? Bebida! Bebida? Líquidos! Líquidos? Amigos! Enfim. Que malvadez.
Em relação a outras ilhas, neste momento perco-me pouco. Ainda não consegui dominar a arte de usar o teclado e o rato sem monitor. Mas estou a tentar. Lá chegarei! E claro que «e sempre bom ver outros mares.
Arlindo & Herlindo, essa dupla de sucesso, continuam com a perspicácia e sagacidade dos seus cérebros no máximo.Comentários simples, mas sempre verdadeiros. Como que para contrapor as escapadelas (literárias) de Madalena.
Em relação à minha presunção.... devolvo-lha :) Em nenhum lado afirmei que o gajo seria eu!! Aliás, coitado de mim. Nunca ousaria o meu cérebro a admitir tal presunção! Esteja descansada Madalena Borges. Vai um biscoito??

PS: Arlindo!!Escreve-se bege. Assim mesmo. Com "g".

H. Cardoso disse...

Amassa-se tudo, Dr.? Assim à bruta? Sem ordem, sem hierarquia? O problema é que aqui onde de momento resido não se encontra **** ou ****, de outro modo faria com todo o gosto um tributo culinário à Lomba da Maia. Fui há pouco tempo a uma agência de videoplasmagem para marcar o vôo de regresso ao nosso país, ao que me retorquiu a simpática assistente por entre massagens aos nós dos dedos: "Portugal? Kent u Lomba da Maia? Dat is echt een bijzonder plek, zij hebben de lekkerste koekjes ter wereld! Ja hoor, ik heb hem zelf geproefd.", e acrescentou "Yam yam". Que se traduz por: "Chiça! Ouvi dizer que está por lá um calor do caraças! Yum yum."

Coragem, meus caros, força e coragem! Estamos prestes a ultrapassar a barreira dos 50 comentários neste póste. Não desistam agora.

eradumvelhinho disse...

Os ingredientes mencionados com ****, são obviamente segredo do cozinheiro. Serão dispensados/fornecidos, após uma longa noite de convívio e tertúlia, por entre manjares e candelabros. Quanto ao amassar, aí reside o segredo.Do caos... nasce o biscoito da Lomba da Maia. Chamemos-lhe o big bang da culinária.
Curioso que Herlindo mencione essa agência de videoplasmagem. O outro dia, fui a uma loja de cerâmica em PVC para actualizar o meu registo de caça à perdiz em alto mar e uma senhora muito simpática perguntou-me: "So!!! Was haben wir hier? Ein Mensch!!Ohh. Sie sind so süß!!Wollen Sie etwas mit dir machen?Vielleicht...kochen? Oder schlafen? Sagen Sie, bitte! Und ficken? Wollen Sie es? Ich würde gern mit dir ficken.Kommen Sie mit.". Que é como dizer em português: "Ouve lá. Tens a certeza que os biscoitos são bons? Telefonou para cá uma Madalena Borges e diz que é tudo tanga"

Carla Luís disse...

uau, que foto!!!!

mb disse...

Biscoitos da Lomba da Maia não conheço mesmo (como já deve ter constatado)...uma grave falha no meu currículo gastronómico, admito!Mas começo a ficar deveras curiosa, com tantas dissertações em redor de tão apelativo tema (a gastronomia portuguesa transporta-nos sempre para infindáveis e enriquecedoras discussões!!)...Tem a sua tão reivindicada resposta :) :)
Ontem travei conhecimento com as queijadas de Vila Franca, que são de uma ilha, que creio ser aquela onde exerce (exerceu/exercerá) a sua "soberania", caro eraDUMvelhinho!
E ver Coimbra do céu é realmente fantástico e muito inspirador!O ego de qualquer conterrâneo ficaria insuflado (como um balão) ao observar tal beleza a bordo de um pequeno objecto voador!Recomendo :)

Este espaço faz-me rir...Tal como referi uma vez: este pedaço dominado pelo Herlindo é uma fonte para a produtividade nacional :):)

mb disse...

E mais...não veja altivez nem desfaçatez no meu discurso! Veja somente o tom jocoso (esse sim tentarei fazer com que esteja sempre presente :))

E chegámos aos 50!!!Bom, não Herlindo?Veja lá se comunica com "a gente" quando estiver por cá ;)

H. Cardoso disse...

50!!!! É A louKura! Muito bem pessoal, mas não abrandem. Vá, mais um esforço, desta vamos ver se chegamos à barreira dos 63 e a ultrapassamos. Vá!

Cara Madalena, agradeço as suas palavras de apreço por este singelo espaço. Ainda não pus de lado a possibilidade de colocar o "Oferenda" no mercado em frasquinhos, para que o possamos levar para todo o lado. Versão light também para quem não fala línguas estrangeiras. E uma promoção "leve 63, pague 62".

mb disse...

Esqueça as versões lights!Os verdadeiros apreciadores gostam da versão pura e dura (mesmo quando não percebam patavina do que se está a falar/escrever...mas isso não é preciso aparecer em língua estrangeira!Certo ;)? "associações ao secundário!!", "por alma de quê???", "porque tenho a certeza que existiram alusões ao secundário entre cães de três patas e espondiloses :)" E quem não percebeu?!Divertiu-se na mesma, tenho a certeza!! :)

eradumvelhinho disse...

Minha cara Madalena. Ich freue mich darauf, que tenha provado essa iguaria inigualável da doçaria micaelense. Diga lá se o seu estômago não lhe retribui um saudável "Obrigado", em lugar de uma azia?
Sim, provêm de uma ilha, mas eu lá não tenho soberania nenhuma. Trata-se tão só do descanso do guerreiro.
Nunca vi Coimbra do céu. Vi-a do chão (oh. E que saudades tenho, minha cara) e às vezes com uma certa leveza de espírito, qual levitação corporal, proporcionada por jantares na agremiação e as noites passadas no teatro de fantoches para idosos.
A gastronomia é uma tema muito prazenteiro. De lá, podemos derivar para um infindável rol de alternativas, sempre numa sucessão de implicações matemáticas (como bem se lembra da sua escola da quinta das flores. a => b). A saber: comida => cozinhar => casar => divorciar => felicidade => bebida => líquidos => amigos (eu percebi a piada. Não me incluo nesse grupo, obviamente) => jantarada => noites => madrugadas => croissant => cama => aspirina.
Como vê, a imaginação é uma ferramenta que não deve ser descurada nestas situações. Mais imaginação => mais implicação.
Em relação aos frascos, não poderia estar mais de acordo. De facto, poderíamos fazer várias versões já a pensar na exportação de tal produto de sucesso. Arlindo trataria da papelada, eu das receitas, Rilakava das piadas brejeiras, Raimunda tentaria por algum travão em conversas mais desbocadas e Herlindo supervisionaria tudo, com a mestria que lhe é reconhecida. Em relação a Madalena, talvez lhe déssemos o lugar de vendedora na banca do Herlindo. Envergaria (naturalmente. Outra coisa não seria de esperar) o traje de tricana e assente na sua cabeça, teria uma cesta toda em vimes (habilmente armada por Arlindo este verão) recheada com frascos "Oferenda".

PS. A existência das maiúsculas em DUM, demonstra a minha teoria. Anagrama simples, que significa:dás-me uma morada?

AP disse...

Brilhante! Eu, por acaso, quando fui à lavandaria alugar o cão, travei uma agradável conversa com a sra. lavadeira que me disse: "Ma ma mia, che bello sei! Mi piaccerebbe tantissimo di scopare con te, però dobbiamo farlo selvaticammente, senza che mio maritto lo sapia. Forze possiamo farlo sopra questa tavola", que é como quem diz "Compre biscoitos da lomba da maia que estão em promoção. Não ligues ao que a Madalena Borges diz".

mb disse...

É de aplaudir a sua dissertação!E estou a fazer um comentário sincero, acredite!Eu preferia que me fosse atribuído um lugar de supervisão (já estou habituada a ver as coisas de cima, está a ver?Veja lá se consegue isso e então teremos sociedade!!)

Divinal...é o adjectivo que encontro para classificar a especialidade que ofereci ontem ao meu estômago!

DUM...não é qualquer anagrama eraDUMvelhinho!(Tenho mesmo de me conter no uso da tecla CAPS??)...É simplesmente enfatizar o erro que cometi nos primeiros "diálogos" que travei com V. Exa.!Não preciso de uma qualquer morada física quando se é capaz de ter tão produtivos diálogos neste mundo virtual!

A sua inclusão ou não nesse tão especial grupo a que faz referência "o meu grupo de amigos" não deverá jamais estar excluída!Amigos são "coisas" que nunca se rejeitam!!

AP disse...

E foi então que eu disse: "est-ce que vous êtes certains que vous pouvez résister au mon charme? Je pense vraiment que ce place n’est pas l’idéal pour être nue! Madame, je vous demande de me libérer! Oui je ferai du sexe avec vous! Je jure!", que é como quem diz em português: "quanto custa uma caixa?"

mb disse...

O seu comentário, Arlindo, fez-me recordar a tão fantasticamente por si criada coreografia a esse belo tema da música "erudita" portuguesa: "Amanhã de manhã...!!", em festividades de um outro grupo que não vou aqui mencionar por estar sob alçada de segredo consagrado no Decreto - Lei que regula as coisas-cujos-nomes-não-podem-ser-pronunciados!

(esqueceu-se do dr. Estupendo, eradumvelhinho...na sociedade!)

eradumvelhinho disse...

Caríssima Madalena. O Herlindo terá que decidir sobre a sua posição..... na sociedade. No entanto e sem duvidar das suas capacidades de liderança (arriscar-me-ia a dizer: autoritárias), vê-la vestida de tricana com uma cesta de vimes na cabeça é, convenhamos, uma visão deveras interessante. Arlindo Pascoais facilmente corroborará esta posição.
Como já lhe tinha alertado, o uso da tecla CAPS neste mundo virtual é associado a: gritar, raiva, fúria, ataque de nervos, chamada de atenção,etc. Ora, é isto que diz a etiqueta da internet. Como facilmente perceberá, não encontrará essas características durante as suas escritas (tirando as vezes em que não consegue resolver os meus enigmas) neste espaço de tertúlia. Mas, como sou uma pessoa sensata e atenta aos fenómenos sócio-cognitivos, permitirei que continue a usar o anagrama (eu continuo com a minha teoria. Peço-lhe desculpa) DUM no meu nome.
Em relação ao "seu grupo de amigos", nunca na minha singela e simples vida ousaria supor (nem sequer supor a imaginar) poder pertencer ao mesmo. Tais façanhas, deixo-as para algum piloto aposentado da FAP.
Arlindo mais uma vez nos delicia com as suas facetas linguísticas. No entanto, peço-lhe encarecidamente que se concentre no trabalho que tem entre mãos. Stress é palavra rasgada do meu dicionário, pelo que em Setembro não quero vê-la no seu dicionário.

eradumvelhinho disse...

Claro. Que cabeça a minha. O Dr. Estupendo tem o seu papel mais que definido. Tratará de confirmar a sanidade mental de todos os elementos da sociedade. Porventura teremos que falsificar algum resultado, mas acho que não.

MB disse...

Eis o 1º enigma que não consigo resolver: "tirando as vezes em que não consegue resolver os meus enigmas"...não vislumbro qualquer enigma insolúvel...não sei o que o terá levado a pensar isso, eradumvelhinho...tem que ter sempre presente o tom jocoso que (tento atribuir) atribuo aos meus comentários! :)

H. Cardoso disse...

Plano de acção para a comercialização do "Oferenda" em frasquinhos - Fase 1:

Necessitaremos de todos os elementos já recrutados na equipa. O salário será dependente da responsabilidade do cargo atribuído. Não creio que possa contar com nenhum de vocês para o trabalho de tradução, se bem que esteja ainda interessado em testar os talentos da Dra. Ralikava (tenho cá um palpite).

Pré-lançamento no Japão: Inicia-se amanhã o périplo de pré-lançamento e pesquisa de mercado no Japão. Talvez necessitemos de robotizar o produto ou redesenhar as etiquetas em tons de cor-de-rosa garrido e verde-alface. Os resultados serão apresentados na próxima reunião do comité administrativo do projecto, numa esplanada perto de si.

Anónimo disse...

Desculpem-me a linguagem informal, mas é como já disse em tempos: basta uma pessoa ausentar-se, por pouco tempo que seja, deste berlogue, e o caos e a loucura instalam-se. Resumiria a troca de mansagens/galhardetes entre Madalena Borges e Eradumvelhinho à temática que abordei num colóquio que apresentei no XXVLYI Congresso de Psiquiatria e Confraria da Canela da Lapónia: "Kjörtímabilið er 4 ár en getur verið styttra ef það kemur til þingrofs en vald til að rjúfa þing liggur hjá ríkisstjórninni. Ráðherrar eiga einnig sæti á Alþingi en hafa ekki atkvæðarétt nema þeir séu einnig þingmenn en sú er reyndar venjan?"
Em linhas gerais: Vocês já viram que ele se está a atirar a ela??

H. Cardoso disse...

E pronto, é desta que a Madalena vai aos arames...

E chegámos aos 63! Parabéns, pessoal, agora é a ver se atingimos of 78.

AP disse...

Caro Prof. Presunto,
Parece-me porém que a coisa (do latim coisa, coisae) não é tão linear, pois a linha direccional platónico-carnal é apreensível em ambos os sentidos.
De qualquer forma, para saber destas coisas há psiquiatras, eu confesso que não sei...

Unknown disse...

Caro Dr. Presunto, a sua capacidade de reduzir au point aquilo que muito se vai dizento sobre os biscoitos da lomba-da-mai deixou-me completamente rendida...foi como se me puxasse do cérebro aquilo que me estava aqui a bem dizer de baixo da lingua...

Mas diria que o acrescento do nosso caríssimo Arlindo foi mais longe, puxando mesmo das minhas entranhas algo que eu nunca disse, nem a tal me atraverei a dizer!!!

Já agora, deixa-me dizer caro Eradumvelhinho se necessário fosse obter o meu consentimento para a questão-que-está-verdadeiramente-por-trás-dos-biscoitos-lomba-da-maia-mas-que-eu-não-sei-qual-é-e-mesmo-que-soubesse-dela-não-falaria está dado!!!

Outra coisa, quanto ao meu cargo na comercialização dos frasquinhos de oferenda deverei alertá-lo que tenho uma certa tendência para o suo de lápis azul e polícia secreta...Se calhar é melhor ponderar bem a atribuição desta função a quem como eu tem uma certa sede de poder!!!

Finalmente: trocaram-me as voltas - eu a pensar que a malta estava a comentar no último post colocado e quando dou por mim, a cavaqueira continuou no passado! Para a frente é que está o caminho!

mb disse...

O meu único interesse são os biscoitinhos da Lomba da Maia!Nada mais...Não façam filmes caríssimos!Não há motivo para tal!Vós, digno Prof Presunto e excelentíssima Raimunda, conheceis as minhas linhas direccionais (e mais não digo nem QUERO - grito - que seja dito em redor desta temática!) Vamos manter o a tertúlia em redor de biscoitos e afins :)

Unknown disse...

Pois claro!!!


Mas assim sendo, se nada há mais para além dos biscoitos de lomba-da-maia, parece-me que enjoei dos ditos!!!

H. Cardoso disse...

Dou por ditosa a hora em que vim ler, aqui tao longe, as vossas dissertacoes. De outro modo, como teria teria tido conhecimento de que a lingua da Raimunda lhe esta ligada ao cerebro? Fascinante.

"らかとの 訓知里は ん滝は日 から菜穂平と 地 非イスぬ ナも 地越すち空祢 久那 くな吉良". Que e como quem diz "Tou-vos a ver".

mb disse...

É o BIG BROTHER instalado no Oferenda!! :)

Unknown disse...

Oh gente, já há mais posts!

AP disse...

Pois claro, Madalena. Toda a gente diz que só quer uns biscoitinhos mas é até os provar... Depois não quer outra coisa.
Umas doidas, é o que vocês são...

Unknown disse...

O Madalena, apesar de saber as tuas linhas direccionais, que eu saiba não assinaste contratos de exclusividade, pois não?

eradumvelhinho disse...

Meus caros, meus caros. Edwin Aldrin nunca esteve na lua, as torres do WTC caíram porque foram implodidas pelo governo federal para justificar a guerra, somos governados por seres de outros planetas e a minha mãe é uma péssima cozinheira. Teorias como outras quaisquer.Agora que me descobriram a careca, vou ter que mudar de estratégia. Ou seja, vou continuar a ser eu.
Cara Madalena. Não ligue. Há em Presunto Fernandes um passado de azulejaria portuguesa (painel do Séc. XVII, pintado pelo padre António Vieira) que lhe atormenta o cérebro. Estamos perfeitamente de acordo em relação às linhas direccionais.Não se preocupe. Este verão irei continuar com o meu curso de culinária avançada com a minha Mestre. Poderei depois partilhar mais receitas, aqui mesmo.
Cara Raimunda. Não. Não me estou a atirar a si. Mas realmente tem razão. Os biscoitos da Lomba da Maia já deram o que tinham a dar. Proponho-lhe queijadas da Graciosa. Uma delícia. Uma massa fina (qual óstia) a envolver um camada de um recheio envolto em ponto de caramelo. Uma delícia.
Caro Arlindo. Eu bem sabia que você depois de provar os biscoitos, não iria querer outra coisa. Paixão. Paixão, é aquilo que você sente por eles. Folgo em saber...
Continuemos com a contagem. Quero ver isto chegar aos 500 comentários

mb disse...

Pois!Teorias :)...estamos de acordo quanto a isto!
Aplaudo a sua mudança de estratégia!Vai ser interessante (continuar) a "vê-lo" como realmente é :)
Estou certa que toda a irmandade bloguiana aguarda ansiosamente pelas maravilhosas receitas de culinária avançada que a sua Mestre lhe vai transmitir! E mais...creio que vai atingir um excelente aproveitamento nesse curso, principalmente, se vier a pôr em prática essas aprendizagens!

Ó Arlindo não conhecia o seu fanatismo pelos já inúmeras vezes referidos biscoitinhos!

Ao tema "biscoitinhos" poder-se-á sempre recorrer, ou não sejam estes uma pérola da nossa gastronomia!!

AP disse...

Sim, agora recordo o passado de presunto fernandes com o Padre António Vieira. Lembro-me que os biscoitos lhe não caíram bem na sua visita ao Guggenheim...
Mas voltando aos ditos (aos biscoitos, é bom de ver).
Sim, sou fã dos biscoitos e, por isso, aconselho vivamente a Madalena a experimentar. Com toda a certeza deliciar-se-á com a especialidade da coisa.
E deverá fazê-lo de espírito aberto: não é bom provar um biscoito quando se leva na ideia feita que o pão-de-ló ressequido comprado no supermercado é melhor.

mb disse...

Jamais caro Arlindo levaria essa ideia pré-concebida na minha mente!

Doida, como me intitula, deveria saber que sou um espírito aberto :) Surja a oportunidade e os biscoitos passarão a elencar a minha lista de experiências gastronómicas!

Unknown disse...

Caríssimo Era-dum-Velhinho, não corre o risco de eu pensar que se está a atirar a mim, porque é patente que as suas linhas direccionais vão efectivamente noutra direcção...Mas aplaudo a recomendação das queijadas da graciosa, embora eu seja neste momento mais adepta da bolacha maria...Torradinha, bem latina. Gostaria até de a recomendar à Madalena, porque afinal o que é nacional é bom! E o que está perto também!

H. Cardoso disse...

Ainda toubos a ver... Isto anda bonito, anda anda.

A vossa discorrencia sugere-me uma serie de ligacoes que antes me passaram ao lado e bem ao largo. Um grande bem-haja a todos por tao proficua discussao, e tao inspiradora. Digam-me entao: nao houve em tempos uns biscoitos (moles e fofos, nao ressequidos como o pao-de-lo) que vinham numas embalagens plasticas baratuchas, provavelmente made in espain, e que se chamavam... Madalenas? Madalena, sua doida, afinal os biscoitinhos da L. da M. sao seus familiares e voce a fazer-se de desentendida! Ah, malandra.

Pessoal, agora um momento serio, a proposito do ja mencionado pao-de-lo. Estive ha coisa de poucos dias na prazenteira cidade de Nagasaqui, onde (como todos saberao dado o elevadissimo nivel de kultura jeral que por aqui habita) em tempos os Portugueses tiveram assim a modos que uma feitoria - ah, e onde anos e anos mais tarde calhou acertar uma bomba atomica. Ha nesta terra um bolo tipico de seu nome 'kasutera', que os guias dizem provir do Portugues 'Castela' - tenho as minhas duvidas se sera esta a etimologia acertada, mas em todo o caso a origem sera sem duvida Portuguesa. Deu-se entao o caso de provar este vosso amigo a dita cuja iguaria, uma pequena fatia apenas por curiosidade. Qual nao e o meu espanto quando (pasme-se), a kasutera calha ser pao-de-lo! Tal e qual, apenas com um formato diferente. E ate mesmo aquele pedacinho de ovo-mole da variante Ovarense! Mesmo. Mas agora nao digo mais, de outro modo fico sem assunto para Oferendar apos o meu regresso.

Olhem, e janelas de vidro-duplo?

MB disse...

Ragdce: o que é nacional é bom! Mas não necessariamente as bolachas Maria...um bocado insípidas, com um sabor em nada surpreendente...incapazes de provocarem nos seus comensais qualquer prazer sensorial a nível de paladar... :)

Sem assunto para Oferendar, Herlindo??Impossível!!
Eu aconselhava-o a manuscrever (sim, sim ao jeito de Diário) um livro: "Herlindão no Japão", depois pode fazer um outro "Memórias de Herlindía na Índia" (o seu pseudónimo ou, quiçá, heterónimo se lhe quiser atribuir uma personalidade) e ainda "Amesterdão: uma cidade para o Cardosão"!

Voltando aos biscoitos... (certamente o eraDUMvelhinho concordará comigo) as madalenas são um pobre parente dos L.M., estes com denominação de origem e com provas dadas no mercado internacional, ou pelo menos europeu, ou reduzindo ainda mais um pouco, em Portugal (continente e ilhas) e no país germânico, tendo já acolhido inúmeras críticas positivas e prova disso mesmo é a paixão que o Arlindo nutre por eles!

São uns "copiões" esses orientais!Até nos ovos moles eles imitaram o bolinho!Devíamos ter patenteado a receita quando aí exercemos a influência!!... Mas os nossos são melhores não são? :p

Unknown disse...

Caríssima Madalena, não podia estar mais em desacordo com V. Exa. Não aproveitar as bolachas maria, é no fundo negligenciar todo o seu potencial... São pequeninas, com aquele sabor que todos já conhecem, mas quando se lhes dá asas, elas vão mais longe e elouquecem-nos o paladar: que bolo de bolacha fica bem sem a deliciosa bolacha maria???quem já não provou bolacha maria com um pouco de queijo e não lambeu os beiços???Eu por exemplo, com bolachas maria faço um gelado de café de ir à lua e voltar!!!
No fundo, o que acontece é que se menospreza esta bolacha pelo seu aspecto efectivamente menos vistoso, em detrimento daquelas bolachas com um ar cremoso e apetitoso, sem dar o benefício da dúvida quanto ao seu potencial que é sempre muito mais revelador!!!
Diga-se ainda que o úlitmo conselho dos dietistas é comer bolacha maria torrada - porque são efectivamente as bolachas com menos calorias do mercado...e uma bolachinha maria, bem torradinha, agora no Verão, ia saber que nem ginjas!!!

MB disse...

Mas eu concordo consigo Raimunda! Bolacha Maria é óptima...desde que acompanhada, serve de base para deliciosas sobremesas...mas abandonada, ou melhor, desacompanhada é muito insípida...é sempre preciso algo para que dela possamos retirar o tal prazer sensorial ;)

H. Cardoso disse...

Ah pois. E janelas de vidro-duplo?

Unknown disse...

A problemática das janelas de vidro duplo sempre me fascinou!!!E após comprovar verdadeirmente a sua necessidade - quando senti pela primeira vez a sua falta, conclui que sem elas a nossa vida é mais vazia...somos diminuidos, descriminados, simplesmente porque a nossa casa não tem vidros duplos! Mas eu e a minha cara-metade (bolacha maria, misturada com pasteis da graciosa e uma pitada de biscoitos de lomba-da-maia - uma combinação perfeita!!!) já estamos a pensar e aderir a esse sinal dos tempos modernos...

No entanto, posso já revelar que as janelas de vidros duplos não estão na vanguarda da moda. Já ouvi falar em casas com janelas e portas duplas. Não são os vidros que são duplos, não...são mesmos as janelas e as portas que são a dobrar! Fascinante!

eradumvelhinho disse...

Que bom que é, poder continuar esta acesa discussão. Sobre janelas duplas tenho uma tese de doutoramento (uma mísera página e meia A4, que me valeu um "aprovado com distinção e louvor, por unanimidade". Sim Arlindo. Isto é para si, seu stressado da loja dos 300) e posso por isso elucidar um pouco mais.
Como Raimunda disse, existem portas e janelas duplas. Eu tive disso lá em casa, mas rapidamente tornou-se uma péssima solução. Vezes há em que precisamos de rapidamente abrir uma porta, para alcançar determinada divisão da casa. Ora, se há uma porta a mais, implica que iremos abrir o dobro das portas. E as contas, são usam fórmulas muito complicadas. Em vez de termos 7 portas numa casa, temos 14. Ora, tal é incomportável hoje em dia.
Em relação oas vidros duplos, dou-lhes imensa importância. Aqui por terras da Angela, o que seria de mim sem as ditas? Os brinquedos preferidos de Arlindo (o vulgo comboius vulgaris potentis ) a passarem a 20 metros da fachada frontal-lateral da minha janela Qtysuy Doppeltefenster, seriam certamente muito mais incómodos. O frio entraria como Madalena entra na casa dos outros (ou seja, sem pedir licença) e o calor escapar-se-ia da minha vivenda tal qual a frquência das férias de Herlindo (ou seja: sempre).
Avançemos com outra temática. Cantoras líricas que habitam no apartamento imediatamente acima do nosso. Umas doidas, é o que posso dizer. A mulher canta que se farta. E são árias que não conheço. São gritos estridentes e ritmados (compasso dois por dois), nos quais não se nota a presença de nenhuma letra. Posso no entanto afirmar que se tratam de obras bem ritmadas, sempre com um final feliz e em que a história se derenrola de maneira previsível e controlada. Já por vezes, os vizinhos exprimiram o seu encanto pela performance da cantora, substiutindo o estafado "bravo" por um bater seco e forte na parede. Um mimo!

mb disse...

Não tenho por hábito invadir as "casas" de outros tal como vento frio!Antes pelo contrário...jamais visito algum amigo sem a existência de um convite previamente formulado!Assim como detesto que me imponham a presença de alguém, também detesto impôr a minha...tenho muito por lema o "não faças aos outros o que não gostavas que te fizessem a ti"!
Assim apresento um veemente pedido de desculpas a V. Exa. eraDUMvelhinho (não, não pretendo a sua morada porque isso seria, lá está, uma grande invasão de uma privacidade que não pretendo de todo atingir) se, porventura, "entrei" na sua habitação sem solicitar a tal licença por si referida!

As portas duplas são efectivamente importantes para limitar as invasões e garantem alguma protecção...E as janelas, essas querem-se mesmo de vidro duplo mas grandes, enormes, para deixar entrar toda a luz e para permitir um perfeito visionamento do que nos rodeia!As janelas pequenas são tão limitativas...

eradumvelhinho disse...

Minha cara Madalena. Agora que estamos sozinhos aqui (sim, parece que foi tudo para o Japão), permita-me dizer-lhe que não afirmei que tinha invadido a minha casa. Você chegou aqui e invadiu a casa de Herlindo. E só depois (repito: só depois) ele disse: "Ah. Já que aqui está, fique por cá e sirva-se". Eu fiz o mesmo, é certo. Mas sou um ser desprezível e sem educação, razão pela qual as pessoas têm compaixão por mim.
Em relação às janelas e portas duplas, gostaria que Arlindo Pascoais dizesse algo. Ele neste momento elabora uma complicada tese, que tenta relacionar esta problemática com a sua malvadez em desejar que chova todos os dias, só para estragar as férias dos outros. A conclusão deverá ser a mesma, a que eu cheguei após uma noite com a Paulina: ele é um mau e tem tiques de malvadez na sua personalidade.
Herlindo escreveu-me do Japão. Disse que já consegiu um contrato para montarmos uma barraca no mercado local, mesmo entre um vendedor de sushi (que faz cartazes nas horas livres por 125 euros) e uma vendedora de borboletas embalsamadas. Devido à nossa vizinhança, proponha que o nosso melhor vendedor se deslocasse até lá: Arlindo. Ele regozijará e nós também.
Agora vou saindo de mansinho, que isto já não dá mais nada.

AP disse...

Eradumvelhinho,

Que gosto terei em avaliar o spot. Pela descrição, parece magnífico! Nem sei se prefiro as borboletas embalsamadas ou os cartazes de 125 Euros!!
Mas quanto à problemática, gostaria de aduzir algumas achegas.
Ora bem: as portas/janelas duplas criam isolamentos cabais, não permitindo deixar passar os desejáveis luz e ar. No fundo, para proteger do ruído, deixam de fora tudo o resto, ainda que fosse favorável.
Por isso, o meu conselho a Madalena só pode ser um: que mantenha as portas/janelas abertas e que aprecie os efeitos positivos de uma brisa refrescante, da música dos passarinhos a cantar, etc.
No mais, que ponha uma daquelas redes que previnam a entrada de borboletas nojentas.

Já agora, um recado para a Paulina: ela que deixe de dizer que sou mau e que desate a escrever e a contar como foi em Amsterdão...

H. Cardoso disse...

Estou de retorno, e posso comunicar-vos que o estudo de mercado e pré-lançamento do Oferenda Em Frasquinhos na terra do sol nascente foi um avultado sucesso. Sugere a pesquisa de hábitos e expectativas que, para este mercado, devemos empacotar o produto num mínimo de 3 camadas plásticas. Assegurado este pormenor, teremos o Japão aos nossos pés...

Anónimo disse...

Death by asphyxiation!
The dog the dog... the horror... the horror... the dog and my motorbike... no.no.nooo......