14.4.08

Gujarat vibratório

deverão ter reparado por esta altura que me encontro no digno estado do guzerate. um lugar verdadeiramente encantador: a terra de gandhi, dos sultões e dos últimos leões asiáticos, uma das regiões mais vanguardistas e prósperas da índia - ainda que com o seu quinhão de guerrilha étnica e um aterrador chefe do governo regional feito à imagem e semelhança do nosso próprio jardim madeirense. em todas as direcções se avistam grandes cartazes, anunciando em letras coloridas um 'vibrant gujarat'.

resolvo por curiosidade visitar a página online do turismo local, dâbliu dâbliu dâbliu ponto gujarattourism(tudopegadoecomdoists) ponto come, e reparo com agrado que existe uma versão na língua de camões. e de mais uns milhões.

o que se me revela é de cortar a respiração. não consigo evitar que durante longos minutos me domine um êxtase estuporado. à entrada, ao som de percussões encantatórias, uma calorosa recepção assegura-me de que sou 'boa vinda à terra pristine e divine do serene de gujarat'. e logo a seguir, aqui mesmo diante dos meus olhos, a suprema apologia deste recanto do mundo:

'onde os oceanos se encontram com areias sparkling. as selvas são verdant, lush e verde. onde os leões prowl e os flamingos preen. os temples de mármore, refletem o glory dos dias do yore. aqui a vida tribal é um celebration, da música, dança e multicoloured tradições.'

e já que falamos em multicoloured tradições: para os aficionados do milenar folclore da índia, o festival de navratri promete. porque, como nos é dito

'navratri é uma parte inseparable da identidade de gujarat. navratri é um occasion. it auspicious comemora a adoração do goddess divine da mãe.'

salvé, goddess divine da mãe, que abençoaste a esta terra com miríades de atractivos únicos. pois quem não se comoverá perante as delícias de saputara, que 'tem um sunrise e um sunset points, facilidades do boating e uma cachoeira sabida como gira'? e quem, passando por ahmedabad, poderá resistir a visitar o sabarmati ashram, o verdadeiro 'centro do nervo do movimento da liberdade de india', onde mahatma gandhi idealizou a sua revolucionária filosofia da 'non-violência'? ou ainda o magnífico templo de somnath, que 'de acordo com a legenda, soma, deus da lua, construiu no ouro, no ravan na prata, no krishna na madeira e no rei bhimdevofanhilwad na pedra'?

adicione-se a tudo isto 'o sabor para o hospitality natural' dos gujaratis, e temos a receita certa para umas férias bem passadas. tudo, tudo me confirma o que eu já suspeitava. que esta terra esquecida do turismo massificado é na realidade uma arca do tesouro ainda por abrir.

devo porém confessar que vou daqui de coração pesado. mas why?, perguntam-me vocês. respondo: porque finalmente se tornou claro como água que nem eu nem vós, com os nossos atabalhoados devaneios multilingues, seremos algum dia capazes de competir com o tal de babelpeixe.

3 comentários:

Unknown disse...

Wunderbar!

AP disse...

Demoníaco!
Mas para mim, ainda melhor é a publicidade ao Hotel:
"Toran é hotel muito bom - quartos limpos agradáveis, um gerente knowledgeable amigável e um restaurante bom. O pátio é calmo e relaxando - um lugar grande a permanecer."

O Demon!!

H. Cardoso disse...

Nao e o maximo? Quase quase tao bom como aquela mitica traducao "I threw the cat-t-t the stick!"